sábado, 18 de dezembro de 2010

Cd's seleção de forró Dezembro de 2010

O MossoróAcontece criou uma seleção de forró para os amantes e também não amantes desse ritmo.

2 cd's no geral.
o primeiro você ja encontra disponivel no nosso espaço reservado aos downloads!
o segundo postaremos em breve!

Campanha incentiva doação de medula óssea

Campanha faz parte da semana de mobilização nacional da doação de medula óssea.

 De acordo com a presidente da Hatmo (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do RN), Rosali Cortez, o número de pessoas esperando um transplante de medula chega a dois mil. Entretanto, segundo Rosali Cortez, a probabilidade de encontrar um doador compatível entre desconhecidos pode chegar a uma em um milhão.

A campanha da Hatmo está sendo realizada na praça de eventos do Natal Norte Shopping, localizado na avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), 2395, bairro Potengi.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Trailer Skyline - A Invasão




O filme conta a história de um grupo de jovens, que está voltando de uma festa tarde da noite, quando estão indo dormir, são atrapalhados por uma estranha e forte luz irradiando pela janela. Logo eles percebem que essa luz está atraindo pessoas e depois fazendo-as desaparecer no ar.



No Mossoró West Shopping

Sala: 05
Duração: 94 min
Horários: 17 e 19h
Censura: 14 anos

MORTALIDADE MATERNA DIMINUI 32% EM MOSSORÓ

Número de óbitos maternos cai 32% nos últimos dois anos.

 Nos últimos anos, o Rio Grande do Norte entrou na lista de estados com altos índices de mortalidade materna. Em 2009, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi implantado o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e Vigilância ao Óbito Materno, Fetal e Infantil. Entre os nove municípios prioritários onde o programa é realizado, Mossoró entra na lista por oferecer o serviço de referência em saúde materna para diversos municípios da região Oeste.


Mas uma notícia divulgada no último dia 14 pelo Ministério da Saúde trouxe uma grata surpresa. É que o número de mortes maternas por complicações na gravidez, parto ou no período pós-parto caiu no país 56% nos últimos 18 anos. Segundo o órgão, a ampliação do acesso ao pré-natal e a métodos contraceptivos impulsionaram os avanços no serviço. Os dados estão contidos na publicação Saúde Brasil 2009, do Ministério da Saúde, que reúne as principais análises e indicadores em saúde no país.

O trabalho que vem sendo realizado no município com o objetivo de reduzir as mortes, conforme a coordenadora do setor de Vigilância ao Óbito Materno e Infantil da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Alzineta Neves, tem garantido bons resultados. "Nós estamos tentando formar uma rede de atendimento para melhorar o sistema. Por exemplo, uma mulher do município de Caraúbas começa seu pré-natal na própria cidade, mas vem ter seu filho aqui. Nós chamamos isso de rede", explica.

O programa, que vem sendo desenvolvido desde 2009 no município, é também uma das ações Pacto pela Redução da Mortalidade Materna, assinado pelos estados brasileiros. As atividades já realizadas incluíram a aplicação de questionários para identificar fatores sociais, psicológicos, familiares e de atenção à saúde da mãe e da criança menor de um ano que podem influenciar diretamente nos óbitos de ambos.
O resultado desse trabalho pode ser constatado a partir de números. Nos últimos dois anos, conforme dados do setor de Vigilância ao Óbito do departamento de Vigilância à Saúde no município, o número de mortes maternas vem sofrendo quedas. Após um gradativo crescimento nos anos de 2006, 2007 e 2008, com 1.054, 1.223 e 1.281 casos, respectivamente, em 2009 os registros começaram a demonstrar um novo panorama.

No ano passado, o número de óbitos caiu para 896 e este ano, até agora, está em 875. De 2008 para 2010, houve uma queda de 32% nos óbitos. Os números ainda não são o ideal, mas demonstram que o trabalho surte efeito. Em 2009, as principais causas de óbitos maternos foram as doenças do aparelho circulatório, como isquemias e infartos, com 220 casos; em segundo lugar, as causas externas, como acidentes de transporte, quedas e agressões, em168 circunstâncias; e 146 casos de morte por algum tipo de neoplasia, o câncer.
Em 2010, essas também foram as principais causas de mortes maternas, com 211 casos de doenças do aparelho respiratório, 156 óbitos provocados por causas externas e 136 por tipos malignos de câncer. Como podemos observar, tivemos reduções em todos os números. Conforme a publicação nacional, a redução dos óbitos por causas obstétricas diretas foi o principal fator que levou à redução da taxa de mortalidade materna no Brasil, de 140 a cada 100 mil nascidos vivos, em 1990, para 75, em 2007. Todas as causas específicas de morte materna também diminuíram: por hipertensão, 63%; hemorragia, 58%; infecções no pós-parto, 47%; por aborto, 80%; e por doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto ou pós-parto, 51%.

Apesar de ter conseguido reduzir ao longo dos anos esses índices, Mossoró ainda tem um longo caminho a traçar. "Ainda existem muitas dificuldades por falta de profissionais em alguns municípios circunvizinhos. Por exemplo, de todos os 26 municípios sob a jurisdição da II Ursap, apenas a Casa de Saúde Dix-sept Rosado realiza partos de alto risco. Em relação ao pré-natal de alto risco, apenas Mossoró, Areia Branca, Apodi, Caraúbas e Serra do Mel realizam", afirma Alzineta.

Além de Mossoró, os municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Currais Novos, Caicó e Pau dos Ferros são considerados prioritários, pois representam 50% dos óbitos maternoinfantis no RN. Conforme Alzineta, o objetivo do trabalho que teve início no ano passado é obter informações para melhorar o atendimento ao pré-natal e ao parto. "O objetivo é reduzir a incidência de doenças maternoinfantis e, consequentemente, reduzir a mortalidade", frisa a coordenadora.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ABUSO

Dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) colocam o Rio Grande do Norte como líder em denúncias sobre a exploração de menores e o abuso sexual contra crianças e adolescentes através do disque 100.

 A exploração de menores e o abuso sexual contra crianças e adolescentes são crimes previstos no Código Penal Brasileiro (CPB). Mas há anos políticas públicas e mecanismos são criados para aumentar o número de denúncias e combater esses tipos de crimes. Um deles é o número 100 para denúncias. O sistema atualmente coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) já atendeu a mais de 100 mil denúncias desde 2003, quando foi criado.

O objetivo do serviço é orientar os denunciantes dando encaminhamento aos órgãos responsáveis e conselhos tutelares. O Estado  líder em denúncias é o Rio Grande do Norte, com 31% dos registros, o que representa um aumento significativo comparado ao ano passado, quando  ocupava  a  8ª colocação no ranking dos Estados com maior número de casos de denúncia. 

Segundo a SDH, os dados demonstram o nível de sensibilização da sociedade para o problema e não que seja o Estado com mais casos de crimes registrados.



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Internacional é eliminado do Mundial de Clubes

O time Gaúcho joga mal, leva 2 a 0 do Mazembe e agora encara melancolia da disputa do terceiro lugar.



Acabou. Triste assim, frio assim, duro assim: acabou. Acabou cedo, na precocidade do primeiro jogo, no fiasco da estreia. Acabou quando deveria ter começado.

O Inter não será bicampeão do mundo em 2010. O Mazembe, com vitória de 2 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Mohammed bin Zayed, em Abu Dhabi, garantiu classificação para a final do Mundial de Clubes da Fifa.

A tragédia está mais na arquibancada do que no campo. Milhares de colorados cruzaram o mundo para ver o Inter campeão nos Emirados Árabes. Acabaram agredidos por um dos maiores desastres dos mais de cem anos de vida do clube gaúcho. No dia em que a torcida fez história, o time pagou mico.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Veículos do RN deverão passar por inspeção de emissão de poluentes a partir do próximo ano


A partir de janeiro do próximo ano, todos os veículos do Estado deverão passar pela vistoria. Quem não fizer, poderá não renovar a licença anual.

Enem: Reaplicação do exame exclui os estudantes mossoroenses

Na próxima quarta-feira, dia 15, cerca de dois mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 6 de novembro estarão fazendo a prova novamente por conta do erro de montagem nos cadernos de prova amarelos e que não continham todas as 90 questões, ou que vinham com os gabaritos trocados. Mas o estado do Rio Grande do Norte não está incluído na lista dos que terão a aplicação da prova esta semana.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), publicou no dia 9 passado, no Diário Oficial da União, o edital do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas de ciências humanas e ciências da natureza serão reaplicadas em 15 de dezembro, entre 13h e 17h30 (horário de Brasília).


Varios estudantes ainda esperam anciosamente o anuncio de seus nomes por e-mails ou por telefone, más até o presente momento os estados do Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Distrito Federal estão fora da prova que será nesta quarta-feira, dia 15.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Trailer Demônio




Em Demônio, cinco pessoas ficam presas em um elevador. Uma delas é o diabo.

No Mossoró West Shopping
Sala: 04
Duração: 85 min
Horários: 15:30h | 17:30h | 19:30h | 21:30h
Censura: 16 Anos

Notebook que resistente a pisada de Elefante chega ao Brasil por R$ 10 mil

A Panasonic apresentou nesta terça-feira (7) sua linha de computadores portáteis robustecidos e iníciou as operações do segmento no Brasil.

A empresa pretende desenvolver e atender um nicho de mercado pouco explorado no País. São clientes que usam notebooks em obras de infraestrutura, plataformas de petróleo, indústria pesadas e serviços de segurança pública que precisam de um equipamento bastante resistente.





O foco inicial da Panasonic será na formação da estrutura de vendas, que reúne distribuidor especializado, revendas e integradores de soluções. Há uma preocupação em fornecer, também, um forte suporte pós-venda e assistência técnica "on-site".

Os notebooks da linha Toughbook que estão disponíveis no Brasil são voltados a quatro principais necessidades: totalmente robustos; uso em áreas restritas; semirrobustos e os robustecidos.